Um estudo recente da Marktest sobre as redes sociais refere que 54,3 dos portugueses é fã de empresas ou marcas nas redes sociais.

“As redes sociais são hoje um “ponto de encontro” importante não apenas para os indivíduos como para as marcas, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica, podem interagir com os seus consumidores .
A rapidez de contacto permite detectar quase instantaneamente movimentos de insatisfação ou de entusiasmo pela marca, pelo que uma atenção especial a estes sites permite ajustar estratégias de comunicação e divulgação capazes de minimizar eventuais falhas, bem como tirar partido das oportunidades aqui reveladas.
As redes sociais são, por isso, um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas. E foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes sites e com as marcas presentes nestes sites que o Grupo Marktest lançou em 2011 o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, que em 2017 conta com novos indicadores em análise.
O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, as personalidades e marcas que seguem, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder.
O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas, empresas e figuras públicas presentes nestas plataformas (que motivações têm, iterações que mantêm, opinião sobre a presença nas redes sociais, conteúdos mais apreciados…).
O hábito de ver vídeos nas redes sociais, fazer compras ou recordação de publicidade nesses sites são outras áreas sobre as quais o estudo permite obter respostas.”
Ainda a destacar as seguintes conclusões:
✓96% tem conta no Facebook e 50% no Instagram
✓19% abandonou uma rede social no último ano
✓76% usa smartphone para aceder às redes sociais
✓56% também vê Tv quando acede às redes sociais
✓89% costuma ver vídeos nas redes sociais
Categories: Redes Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *