O Instagram é actualmente rede social com maior crescimento, que passou de 600 para 800milhões de utilizadores activos nos últimos 12 meses – depois da introdução do Instagram Stories o número de utilizadores activos diário é de 300 milhões.

Com este aumento de utilizadores cresce também o interesse das marcas, o que significa que com mais pessoas a quem chegar e mais maneiras de o fazer, as marcas vão ter de competir umas com as outras de forma mais intensa.

Se o Instagram é uma das plataformas em que se vai focar em 2018 (fortemente recomendável!), aqui ficam 5 dicas para optimizar a sua presença e criar as melhores oportunidades para o seu negócio.

#1 – Utilize as Hashtags correctamente
O Instagram sempre utilizou as hashtags e elas são uma forma de expandir o seu alcance nesta plataforma. Mas agora, há algo mais a considerar. Desde Dezembro que os utilizadores podem seguir hashtags especificas tal como seguem perfis, o que quer dizer que podem ter determinados assuntos ou temas sempre debaixo de olho.
Deve encorajar a sua audiência a seguir a sua hashtag para aumentar o seu alcance.
Pode utilizar até um máximo de 30 hashtags por post contudo, há estudos que sugerem 10 ou 11 como o número óptimo de hashtags para maximizar o alcance, mas não é uma conclusão definitiva.

#2 – Mensagens Directas (Direct Messages)
Os números não mentem! Cada vez mais utilizadores interagem com mensagens directas.
De acordo com o Instagram, mais de 375 milhões de pessoas utilizam as mensagens directas a cada mês. O foco crescente nas mensagens directas levou o Instagram a adicionar novas funcionalidades – ferramentas especificas, a possibilidade de partilhar Stories e a possibilidade de incluir links (importante para as marcas).
Ainda assim, as mensagens directas são vistas como um canal de conexão pessoal e as marcas nem sempre são bem vindas nas inboxes. O Instagram revela que 85% das mensagens directas dos utilizadores são sempre para os mesmos 3 amigos.
As mensagens directas podem não ser ainda uma ferramenta clara e efectiva para as marcas, mas conferem a oportunidade para aumentar a conectividade com a sua audiência desde que feita com conta, peso e medida.

#3 – Stories
O Instagram Stories cresce a passos largos, duplicando a sua audiência de 150 milhões de utilizadores diários em Janeiro de 2017 para 300 milhões em Novembro.
Se utiliza o Instagram, tem de utilizar o Stories.
À medida que cada vez mais pessoas utilizam este formato, o potencial desta funcionalidade continua a crescer.
Desde Dezembro que as Stories passaram a contar com a funcionalidade Archive e Highlights. Estas ferramentas permitem aos utilizadores guardar as suas Stories indefinidamente e mostrá-las numa nova secção do perfil, maximizando assim a sua utilização.
Os Highlights são uma função particularmente benéfica para as marcas, já que permitem destacar Stories especificas de eventos, de produtos ou clientes. A capacidade de as Stories durarem mais do que as iniciais 24 horas vai encorajar a um maior investimento nestes conteúdos.
O Instagram também adicionou a possibilidade de cross-post Stories do Instagram para o Facebook (ainda não disponível para todos os utilizadores).

#4 – Composição visual e consistência
Embora o Instagram tenha mudado bastante nos últimos 12 meses, é importante perceber que continua a ser um canal visual e compreender a importância da composição de imagens e consistência visual quando faz os seus posts.
Ter uma estratégia visual clara é a chave para se destacar. Deve ter em conta as melhores práticas para composição de imagens (num post brevemente) e perceber quais os layouts e formatos funcionam melhor com a sua audiência.
Um bom exemplo é o Instagram da Oreo – As imagens tem um estilo próprio que as torna facilmente identificáveis e as destaca no feed dos utilizadores.

O foco em imagens criativas e boas composições, vai ajudar a crescer a sua performance no Instagram.

#5 – Instagram Live
Esta última ferramenta pode não ser para todos, mas pode ser uma forma fantástica de maximizar a sua presença no Instagram.
Adicionada no final de 2016, o Live desenvolveu-se lentamente e continua a ter novas inovações e opções para o tornarem mais apelativo. Uma das funcionalidades mais recentes é a possibilidade de acrescentar Live guests, permitindo fazer lives com outras pessoas.
Esta exposição permite novas oportunidades promocionais, enquanto que ter guests no seu Live torna o processo menos intimidante e permite acrescentar mais conteúdo.
Claro que há riscos em fazer um Live, mas se for bem utilizada esta funcionalidade pode dar um boost significativo à sua estratégia para esta plataforma.

Estas são 5 formas de utilizar mais e melhor o Instagram em 2018 de forma maximizar a sua presença e tirar maior proveito para o seu negócio.

Adaptado de Social Media Today

Categories: Instagram

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