Para ter o nosso interesse e reter a nossa atenção, o Facebook muda constantemente o algoritmo do Feed de forma a garantir que os utilizadores tenham à sua disposição os conteúdos mais relevantes e com os quais interajam mais.

Com a imensidão de pessoas e marcas activas no Facebook, a quantidade de conteúdos à disposição dos utilizadores diariamente é enorme. Estima-se que cada utilizador tenha ao seu dispor 1,500 conteúdos diferentes todos os dias dos quais apenas vê cerca de 300. A concorrência pela atenção dos utilizadores é elevada e para garantir que cada um tem uma experiência relevante, o Facebook criou um Algoritmo para o Feed que mede mais de um milhar de factores para selecionar quais os conteúdos a mostrar a cada utilizador.

Quais são os updates que lhe quero mostrar?

#1 Video

O vídeo é um tendência de marketing no Facebook, contudo, é necessário mostrar vídeos que os utilizadores queiram ver.

A nova actualização do algoritmo dá preferência a vídeos que os utilizadores procuram pro-activamente ou que voltam ao Facebook para rever.

Os factores a considerar são:

. Intent – Se as pessoas se desviam do Feed para procurar o seu vídeo ou vão directamente à sua pagina, os seus videos são mostrados mais vezes e vão alcançar mais pessoas.
. Repeat Viewership – Se as pessoas estão a ver vídeos da mesma página ou perfil repetidamente, essa página ou perfil vai ter preferência no Feed permitindo que mais pessoas descubram os seus conteúdos.

# Iscos de interacção (Engagement Bait)

Certamente já viu posts a pedir likes ou a pedir partilhas.

Este tipo de post vai ser penalizado, e como tal afectar perfis e páginas que fazem este tipo de “spam” para ter interacção.

O Facebook está tão comprometido a terminar com este tipo de post que criou uma máquina que consegue detectar os diferentes tipos de “Engagement Bait” de forma a penalizar as páginas ou perfis que usem esta táctica repetidamente.

Alguns exemplos dos riscos a evitar são:

Tag- Pdir para identificar amigos
Comment – Pedir para comentar com respostas especificas
Vote – Pedir para votar utilizando as reacções, os comentários ou as partilhas
React – Pedir para reagir ao post (like, love, haha, …)
Share – Pedir para partilhar o post com os amigos

#Links para sites de pouca qualidade serão penalizados

Com o crescente aumento de Spam na internet que é alimentado pelas redes sociais o Facebook incluiu um update no Algoritmo do Feed que penaliza links para websites que entreguem uma fraca experiência web.

Como pode garantir que este update não afecta o seu site?
1- Garanta que as suas landins pages não têm publicidade maliciosa ou anúncios chocantes.
2- Garante que a velocidade de carregamento da página é rápida. Os sites lentos vão ser penalizados.
3- Crie as suas landins pages com conteúdo relevante.

O Facebook faz updates frequentes ao Algoritmo do Feed.
É super importante estar actualizado.

Categories: Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *